Todo planejamento é, na verdade, uma tentativa de se controlar o futuro, de se modificar o curso dos acontecimentos em nosso favor. Como todo mecanismo de controle, a elaboração de um planejamento estratégico requer concomitantemente a elaboração de mecanismos de feedback e de controle para ter condições de avaliação e correção de curso a tempo.
1. Tópicos Fundamentais do Planejamento
- · Linha de produtos a ser oferecida ao mercado.
- · Os segmentos de mercado objetivados com cada produto ou linha de produtos.
- · Os canais de distribuição a serem utilizados.
- · Os canais de comunicação a serem utilizados.
- · As políticas comerciais a serem adotadas.
- · Os recursos humanos.
- · Os investimentos em tecnologia.
- · A capacidade de produção.
2. Condições para o Sucesso da Estratégia
A principal condição para o sucesso de uma estratégia é o seu realismo: de nada adianta colocar uma infinidade de objetivos, se somente se pode alcançar um de cada vez. São ainda considerações importantes para o sucesso da estratégia:
- · Basear-se em princípios e valores que a organização acredite e esteja disposta a seguir.
- · Considerar sempre que objetivos e – principalmente – as metas, admitam uma variação (para cima ou para baixo) e que podem e devem ser sempre revisados.
- · Considerar as tendências históricas dos dados e fatos, mas ter em mente também as tendências (dados qualitativos, normalmente não quantificáveis).
- · Considerar que as pessoas são o fator mais importante para a execução de uma estratégia.
- · Manter o grau de confidencialidade requerido pelas informações tratadas.
3. Estratégias Antecipativas Versus Adaptativas
Em todo mercado existem dois tipos de organizações: aquelas que trabalham com um pensamento estratégico antecipador e aquelas que buscam adaptar-se à mudança.
As empresas antecipadoras são aquelas que fazem a diferença: introduzem novos produtos, novas práticas, novas tecnologias no mercado.
As adaptativas buscam adaptar-se rapidamente às mudanças (muitas vezes fruto da ação das empresas antecipadoras).
Nada garante que um ou outro tipo de empresa será mais bem sucedido. A empresa mais bem sucedida será aquela que tiver mais capacidade de gerir adequadamente os seus recursos, retirando o máximo proveito deles, com flexibilidade.