Diferenciais competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.
Diferenciais competitivos somente têm valor, quando o mercado consumidor percebe estas vantagens. Por isso, além de possuir estes diferenciais, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais desconhecidos, não aumentam as vendas.
Para analisar os concorrentes, o empresário deve avaliar os pontos fortes e fracos dos seguintes parâmetros:
- Produto: qualidade, desempenho, embalagem, etc.
- Ponto comercial: localização, estacionamento, facilidade de acesso, vitrines, etc.
- Preço: valor, formas de pagamento, prazos, financiamento, etc.
- Divulgação: intensidade, meios utilizados, freqüência, etc.
- Força de vendas: quantidade e qualidade dos vendedores e pessoal de atendimento.
- Logística: capacidade de armazenamento, distribuição, frota, etc.
- Credibilidade: a imagem do concorrente junto ao mercado.
Fonte: Gestão da Micro e Pequena Empresa - SEBRAE /SP