WEBSITE

Acesse nosso site: www.tudomarketing.com.br

sábado, 10 de dezembro de 2011

O que é o diferencial competitivo?



Diferenciais competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.

Diferenciais  competitivos  somente  têm  valor,  quando  o mercado  consumidor percebe estas vantagens. Por  isso, além de possuir estes diferenciais, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais desconhecidos, não aumentam as vendas.

Para analisar os concorrentes, o empresário deve avaliar os pontos  fortes e fracos dos seguintes parâmetros:

  • Produto:  qualidade,  desempenho,  embalagem, etc.
  • Ponto  comercial:  localização,  estacionamento, facilidade de acesso, vitrines, etc.
  • Preço: valor, formas de pagamento, prazos, financiamento, etc.
  • Divulgação: intensidade, meios utilizados, freqüência, etc.
  • Força de  vendas: quantidade e qualidade dos  vendedores e pessoal de atendimento.
  • Logística: capacidade de armazenamento, distribuição, frota, etc.
  • Credibilidade: a imagem do concorrente junto ao mercado.

    Fonte: Gestão da Micro e Pequena Empresa - SEBRAE /SP