Hoje vamos falar sobre Objetivos em Ação.
Organizados os pensamentos, e já sabedores o que queremos, temos que partir para a ação. É como um sonho de uma viagem muito desejada. Nós imaginamos, sonhamos, planejamos e agora chegou a hora de sair ao destino.
Um exemplo: O nosso objetivo é viajar em férias para Guarapari-ES, já sabemos a melhor época para ir, as estradas que vamos percorrer, o hotel que vamos ficar e os roteiros que queremos visitar. Muito bem... objetivamos. Então vem a meta. “Quero aproveitar 100% dos roteiros em 15 dias.” É possível? Sim é possível. Desde que não haja nenhum contra-tempo no que planejamos.
Então vamos transportar para a realidade da sua empresa:
Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Deve-se identificar aonde a empresa quer chegar. Traçar objetivos pode fazer a diferença em sua vida, mas é preciso definir um plano real e profundamente verdadeiro, que funcione para você.
Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Deve-se identificar aonde a empresa quer chegar. Traçar objetivos pode fazer a diferença em sua vida, mas é preciso definir um plano real e profundamente verdadeiro, que funcione para você.
Seu objetivo é específico?
Pense em seu objetivo como um destino específico e decida qual a rota para alcançá-lo. Só desta forma poderá descobrir facilmente se pegou um caminho errado.
Seu objetivo é mensurável?
Sem saber qual o placar, você pode perder o incentivo. Pense em um jogo de futebol. O mesmo esquema que leva o time em busca dos gols vale quando você batalha pelos seus objetivos. Se precisar mude as estratégias e ponha seu jogador principal no banco para descansar (isto é, você mesmo). Só assim você vai poder recarregar as baterias.
Qual o prazo que você se deu?
Seus objetivos precisam de prazos, para que nunca sejam menos importantes do que a conta de luz. Mantenha a motivação em alta criando uma recompensa ou um castigo para que você se sinta motivado a realizar as coisas sempre nos prazos definidos.
Pense em seu objetivo como um destino específico e decida qual a rota para alcançá-lo. Só desta forma poderá descobrir facilmente se pegou um caminho errado.
Seu objetivo é mensurável?
Sem saber qual o placar, você pode perder o incentivo. Pense em um jogo de futebol. O mesmo esquema que leva o time em busca dos gols vale quando você batalha pelos seus objetivos. Se precisar mude as estratégias e ponha seu jogador principal no banco para descansar (isto é, você mesmo). Só assim você vai poder recarregar as baterias.
Qual o prazo que você se deu?
Seus objetivos precisam de prazos, para que nunca sejam menos importantes do que a conta de luz. Mantenha a motivação em alta criando uma recompensa ou um castigo para que você se sinta motivado a realizar as coisas sempre nos prazos definidos.
O Objetivo descreve o que você quer, a Meta apresenta os marcos pelos quais você terá de passar para que seus objetivos se materializem. Objetivo é o que você quer, meta é o que você está disposto (e precisa) a fazer para chegar até seu objetivo. Defina bem seu objetivo e o trabalho de descrever as metas ficará muito mais fácil.
Para efetuar uma verdadeira mudança positiva em suas experiências, você precisa vê-las como deseja que sejam ao invés de vê-las como são. Quando concentramos atenção em qualquer coisa – desejada ou não, você inclui uma vibração, um desejo, um foco.
Então, realização de objetivos está na seguinte equação:
Objetivo + Meta + Foco = Realização
As realizações são resultados desta soma de fatores que poderão ser positivos, negativos ou podem encontrar um ponto de equilíbrio.
Geralmente, quando alocamos os recursos adequados em nosso planejamento os objetivos são alcançados, as metas superadas e a sintonia é fina. O diferencial surge na qualidade das realizações, e na velocidade das ações devido ao fator foco.
Para reforçar: Objetivo + Meta + Foco = Realização.
Mas se nada deu certo, decepções são ótimas experiências para rever o processo. Os objetivos correspondem com a missão da empresa? As metas estão compatíveis com a Visão de futuro da sua instituição?
Vamos voltar ao exemplo da viagem: Vamos para Guarapari/ES, certo? De Carro, de moto, de ônibus, de bicicleta ou a pé. Nossos objetivos e metas têm que ser compatíveis as realidades do Como Faremos? Quais são nossos recursos? Lembra do nosso último programa? O quê; Por quê; Como; Quem; Quando e Onde.
Os processos específicos para atingir qualquer objetivo, são apenas meios. O mais importante é você! Desejar não basta, é necessário a sua vontade, força motriz para que as coisas aconteçam.
Coluna Start 03 - Flavio Gueiros