Quando as vendas estão em baixa e fluxo de caixa vai da mesma forma, o empresário começa a se revirar vendo que o barco pode afundar. Em desespero ninguém pensa, nem age corretamente. Então ao invés de ver entrar água pelo barco, preocupe-se em tampar os buracos deixados para trás e procure terra !!!
MAS COMO VOLTAR A NAVEGAR COM FORÇA TOTAL?
- Olhe de fora da situação. Afaste-se para entender o todo, e não o pontual.
- Procure quem esteve e não está mais. Onde estão os clientes? Para onde foram?
- Não se isole. Vá atrás de quem você não vê mais. Busque-os e diga que são bem-vindos.
- Visite, pelo menos, oito clientes inativos semanalmente.
- Fale sobre o seu negócio com cinco pessoas (clientes ou não).
- Quando eles voltarem, ouça seus descontentamentos ou sugestões.
- Eles podem lhe dar insights sobre seus produtos, clientes e amigos.
QUEM NÃO É, PODE SER !
- Faça uma lista com 20 empresas ou pessoas que nunca compraram com você.
- Apresente-se a 4 potenciais clientes semanalmente.
CONVERSE COM SUA EQUIPE.
- Explique a situação. Não esconda deles as dificuldades.
- Não faça cortes.
- O que você pode diminuir para aumentar? Navalha na carne...
- Demissões desmotivam e sufocam o crescimento.
PRECIFICAÇÃO
- Utilize preços promocionais. Diminua sua margem de lucro e faça a roda girar.
- Trabalhe com o estoque. Reduza compras desnecessárias. Refaça seu inventário.
GRITE !!!!
- Divulgue que isto tudo está acontecendo no seu negócio.
- Pergunte aonde seus clientes gostariam de saber suas ofertas.
- Encontrar a melhor maneira de se destacar na multidão.
- Cuide do “rosto” que você quer mostrar ao seu cliente.
- Crie um padrão de identificação. Fica mais fácil lembrar de um rosto conhecido.
- Mire um alvo. Segmente ! Você tem pouca munição!