WEBSITE

Acesse nosso site: www.tudomarketing.com.br

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Oficina de Aprimoramento de
Produto e Acesso ao Mercado


O SEBRAE, através da Tudo Marketing Estratégico, conduziu a Oficina de Aprimoramento de Produto e Acesso ao Mercado, no último dia 21 de Novembro de 2011 - na APA - Petrópolis. A Oficina de trabalho têm características similares aos seminários, sendo o encontro de pessoas com interesses comuns onde o palestrante coloca sua experiência e trabalho, com a realização de atividades práticas sobre o tema desenvolvido. No turismo, frequentemente são utilizados para contatos entre prestadores de serviços (fornecedores) e contratantes, em uma formatação semelhante a uma junção entre feira e rodada de negócios.


O Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno objetiva o desenvolvimento de ações de integração dos Parques Nacionais com a cadeia produtiva do turismo do entorno dos mesmos, e a qualificação e estruturação desta para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística nos destinos priorizados.


O projeto FOMENTO DO TURISMO NOS PARQUES NACIONAIS E ENTORNO – PARNASO tem as seguintes diretrizes estratégicas:
  • Integrar o parque e a cadeia produtiva do turismo, visando o desenvolvimento de ações cooperadas e a valorização da unidade de conservação;
  • Aprimorar os produtos para que eles incorporem os valores e a identidade do Parque;
  • Estimular o acesso a mercado, com ações de marketing cooperado;
  • Aumentar a competitividade do destino.
Também foram apresentados os diagnósticos de quinze empresas participantes. Serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas,  com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros. Constitui normalmente reflexo da atividade profissional de diagnóstico e  formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. 



As assistências técnicas foram oferecidas a grupo de empresários ou individualmente.O foco é que os produtos incorporem os valores do parque, ou seja, que a identidade dos produtos seja  refletida nos produtos e serviços do destino.  

Neste momento, em função das necessidades  identificadas nas fases anteriores, no interesse demonstrado pelo destino e nos recursos disponíveis para esta fase, o projeto poderá trabalhar com os dois escopos de atuação: em pequenos grupos ou individualmente. 


Acesso ao mercado


Em uma oficina foram abordadas informações sobre gestão sustentável da comunicação, assim como apresentado o plano de comunicação do segmento de ecoturismo e turismo de  aventura para subsidiar uma análise das ferramentas e do processo de comunicação adotado atualmente.

Inicia-se a abordagem do tema acesso a mercado, com informações sobre a cadeia de distribuição e ênfase especial no uso de redes sociais, para promover e comercializar os produtos. 

Discussões sobre marketing integrado, produto roteirizado, melhoria da imagem do parque junto à comunidade, plano de comunicação e, principalmente, associativismo. Sempre estimulando uma nova maneira da cadeia se relacionar com o parque.

O turismo resulta da combinação de diversas atividades econômicas que se relacionam e interagem em uma rede de negócios,  formando a cadeia produtiva: são agências de turismo, guias de turismo, transportadoras turísticas, meios de hospedagem, serviços de alimentos e bebidas, organizadoras de eventos, centros de convenções, entre outros atores econômicos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cartilha para o Comércio



Com o objetivo de ajudar os empreendedores a se adequar à primeira norma brasileira voltada especificamente para o comércio, o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estão lançando uma cartilha sobre o segmento, que representa 52% do total de micro e pequenas empresas brasileiras. Com pequenas empresas brasileiras. Com linguagem acessível, a publicação ensina o empreendedor a adaptar seu negócio à Norma 15.842 da ABNT, que entrou em vigor em julho de 2010. O material está disponível nas unidades estaduais do Sebrae e também pode ser acessado pela página: www.sebrae.com.br/setor/comercio-varejista.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias