Num mundo onde os investidores procuram cada vez mais empresas inovadoras, que apresentem altas taxas de crescimento e de lucratividade nas quais eles possam investir seus recursos, saber o que é uma empresa startup e como enquadrar sua empresa nesse conceito pode ser uma forma eficaz de atrair esses investimentos para seus negócios.
Mas o que é uma empresa startup?
Existem diversas conceituações para o que seja uma empresa startup. Neste artigo, consideramos startup as empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento de idéias inovadoras, cujos custos de manutenção sejam baixos e ofereçam a possibilidade de rápida e consistente geração de lucros.
Além disso, o negócio desenvolvido pela startup deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso.
Mas como saber e demonstrar que uma empresa será sustentável e lucrativa?
Plano de negócios:
A forma mais eficaz de se demonstrar que um negócio é viável, sustentável e que possuir condições de sucesso ainda é através do um plano de negócios.
O plano de negócio consiste na elaboração do projeto para exploração de uma atividade onde serão analisados aspectos mercadológicos, operacionais, jurídicos e financeiros desse empreendimento. Tal analise é realizada de uma forma sistêmica, ou seja, de uma forma lógica, estruturada e profissional.
O plano de negócios analisará os riscos e oportunidades existentes no mercado onde o empreendedor irá atuar; o plano de vendas; a localização; equipamentos; o investimento realizado e o seu retorno; o fluxo de caixa; a formação dos custos e do preço de venda dos produtos e serviços relacionados ao empreendimento entre outros.
O objetivo maior do plano de negócios é garantir e demonstrar a viabilidade do empreendimento, alcançando a maior lucratividade possível.
E qual o ganho do empreendedor com tudo isso?
O fato de uma empresa ser uma startup traz pelo menos duas vantagens imediatas para seus empreendedores:
1ª) – como destacamos no inicio desse artigo, é mais fácil para uma startup encontrar investidores;
2ª) – a empresa que segue a receita aqui apresentada possuiu maiores chances de sucesso, exatamente por ela ter não só um plano, mas também um modelo de negócios previamente elaborado.
Finalizando, vale a pena não só verificar se sua empresa tem condições de se tornar uma startup, mas também pesquisar os investidores interessados nesse segmento.
Boris Hermanson
Consultor – Sebrae/SP