WEBSITE

Acesse nosso site: www.tudomarketing.com.br

domingo, 30 de outubro de 2011

Quais as principais fontes de crédito para pequenas empresas?





Quais as principais fontes de crédito para pequenas empresas?
Respondido por Dariane Reis Fraga Castanheira, especialista em crédito ao site Exame.

Com o objetivo de aumentar a competitividade da empresa, o gestor, após definir as estratégias de ação da empresa e elaborar o seu planejamento financeiro para os próximos anos, deverá buscar boas fontes de financiamento para colocar o seu plano em prática.

Essa tarefa é relativamente simples quando se trata de empresas de grande porte. No caso das pequenas empresas, esta questão se torna um grande desafio, e, dependendo da escolha do gestor, poderá levar a empresa a dificuldades financeiras.

O ideal é optar por fontes com taxas de juros mais baratas, cujos valores e prazos de pagamentos sejam adequados ao fluxo de caixa da empresa. As linhas de crédito oferecidas por instituições governamentais, muitas delas operacionalizadas pelos bancos comerciais, estão neste perfil.

O BNDES, por exemplo, oferece diversas linhas de crédito para as pequenas empresas. Entre as principais, estão linhas de crédito para investimentos em implantação, ampliação e modernização, para aquisição e modernização de máquinas e equipamentos nacionais ou para compra de bens de produção. Capital de giro, microcrédito e financiamento para produtores rurais e exportadores são disponibilizados pelo banco.

Quem vive em São Paulo tem a opção da Nossa Caixa Desenvolvimento, a agência de fomento estadual. Eles oferecem crédito para projetos de investimento, compra de máquinas e equipamentos, capital de giro e franquias.

Para empresas com foco em ciência, tecnologia e inovação, a Financiadora de Estudo e Projetos (Finep) é uma alternativa aos bancos comerciais. A instituição oferece apoio financeiro a instituições públicas ou organizações privadas sem fins lucrativos e crédito para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Além dessas instituições, os empreendedores podem consultar outras opções no Manual de Instrumentos da PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo), elaborado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP (DECOMTEC).

É importante que os interessados pesquisem para conhecer melhor as instituições e os detalhes de cada uma das fontes de financiamento. Isso ajuda a identificar a opção que melhor atende as necessidades da empresa.


Dariane Reis Fraga Castanheira é mestre em administração,
especialista em planejamento e controle financeiro e professora do PROCED/FIA.
Envie suas dúvidas sobre crédito para examecanalpme@abril.com.br

Fonte: <http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/quais-as-principais-fontes-de-credito-para-pequenas-empresas>