WEBSITE

Acesse nosso site: www.tudomarketing.com.br

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Inovação no Turismo - Parque Nacional

Etapa Petrópolis 

"Toda organização precisa de uma competência essencial: Inovação”  Peter Drucker


Neste processo a Inovação de produto e serviço tem sido o diferencial para o projeto da Cadeia de Valor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A inovação é fundamental, pois através dela as organizações tornam-se capazes de gerar riqueza contínua e, assim manterem-se ou tornarem-se competitivas nos seus mercados.

“Contudo, na maioria dos casos, as empresas usam os concorrentes como base de referência para as suas próprias iniciativas de inovação. Com isso, as estratégias competitivas tendem a ser muito parecidas dentro de um mesmo mercado e apenas a empresa que se afasta do grupo competitivo de empresas, consegue cumprir seu papel de aumento de competitividade e conseqüente geração de riqueza.”

Inovação do produto é a introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados, produtos ou serviços. Inclui alterações significativas nas suas especificações técnicas, componentes, materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais.

“Uma empresa diferencia-se da concorrência se puder ser singular 
em alguma coisa valiosa para os compradores”  
Michael Porter


“Quando não dispomos de um produto capaz de apresentar vantagem sobre os seus concorrentes pelo menor preço, a  alternativa é apresentar outros tipos de  vantagens, decorrentes de atributos de  qualidade que promovam a diferenciação do produto. É justamente esse o papel mais relevante da inovação nos pequenos negócios.” SEBRAE – Nacional.

“Também é possível inovar através do marketing, da promoção inovadora do produto, buscando mudar hábitos e valores de consumo,  apresentando um produto tradicional de uma forma mais prática e  atraente, mais adequada ao estilo de vida do público-alvo que se quer atingir, ampliando a sensação de satisfação dos desejos e necessidades do consumidor final.” SEBRAE - Nacional