WEBSITE

Acesse nosso site: www.tudomarketing.com.br

domingo, 25 de setembro de 2011

Como a personalidade afeta seu jeito de lidar com dinheiro

Para especialista, as características comportamentais de cada pessoa influenciam a tomada de decisões na hora de consumir ou investir.




São Paulo – As qualidades e defeitos de cada pessoa influenciam a tomada de decisões na hora de investir ou consumir, segundo Rubens Gurevich, CEO da empresa de gestão de finanças Your Life. Ele acredita que a personalidade divide as pessoas em quatro grandes grupos: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Leia a seguir as características e a forma como cada um deles lida com o dinheiro:

Dominância

É a característica de pessoas que adotam um comportamento mais competitivo, autoritário, objetivo, direto e assertivo. Pessoas com alta dominância tendem a ser muito arrojadas com seus investimentos, já que uma de suas características é ter foco em resultado. A recomendação é para que essas pessoas tomem decisões de investimento somente depois de análise bastante criteriosa, pois a impetuosidade é marca registrada nesse tipo de estilo comportamental.

Influência

São pessoas com perfil persuasivo, amistoso, comunicativo e emocional. Investidores e consumidores de alta influência tendem a valorizar muito a opinião de outras pessoas porque se importam muito com o que acham dela. "Ficar bem na foto" é a marca registrada desse estilo comportamental. Rubens Gurevich, da Your Life, recomenda a essas pessoas evitar gastos supérfluos que apenas visam agradar aos outros. Antes de comprar, pense realmente se o gasto valerá a pena. Saia da loja e ande por cinco minutos. Se realmente você se convencer que é o correto, volte à loja e finalize a compra.

Estabilidade

Costumam ser pessoas que adotam uma postura mais previsível, ouvinte, deliberada, organizada, persistente, amigável e gentil. Pessoas de alta estabilidade tendem a ser muito previsíveis e por vezes pouco flexíveis. Seu foco de atuação é na organização e nas rotinas. Lidar com mudanças pode ser desconfortável. A Your Life recomenda que essas pessoas, geralmente indecisas sobre o dinheiro, pesquisem muitas alternativas antes de tomar decisões de consumo e investimento.

Conformidade

São pessoas geralmente detalhistas, lógicas, perfeccionistas e focadas em regras e procedimentos. Pessoas de alta conformidade tendem a ser muito regradas, focadas nas normas e nos detalhes. Seu foco de atuação é no planejamento. A pessoa tem o perfil de gerenciar bem seus recursos. No entanto, como isso implica em forte aversão ao risco, a pessoa descarta qualquer rebeldia que possa ajudá-la a conquistar a independência financeira. A recomendação é para analisar melhor cada oportunidade antes de descartá-la.