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domingo, 10 de abril de 2011

Respostas para suas Perguntas !


  • Quando a concorrência com relação a um de seus produtos for muito acirrada, entre as várias hipóteses considere a que se traduz em retirá-lo da linha de fabricação. Talvez esse possa ser o melhor caminho.
  • Não hesite em submeter o seu produto a testes e competições. Se seu produto for útil, bom e de preço acessível, também deverá ter mercado.
  • A distribuição gratuita de um produto inédito poderá ser um acelerador de vendas. Um experimento e uma demonstração ao vivo podem ser mais úteis que uma excelente justificativa técnica por escrito.
  • O seu melhor vendedor é um revendedor motivado. Traga o seu revendedor para dentro de sua organização para opinar sobre seus planos.
  • Toda economia de um país opera em ciclos. Nunca se esqueça disto. Daí, o fato de  sermos obcecados pela exportação. Ela, entre outros fatores positivos, amortece o efeito negativo de tais ciclos.
  • Não se comercializa um produto antes que ele atinja a qualidade desejada. Deve haver uma interação entre produtor e consumidor.
  • A propaganda informa sobre o produto. Uma campanha vigorosa contribui significativamente para a motivação dos revendedores. Não pressione os revendedores com quotas obrigatórias de vendas. Da mesma forma, não os deixe angustiados com a falta de seus produtos.
  • Competição que conduza as organizações a uma guerra de preços, a uma guerra organizacional, não é uma competição sadia.
  • Não existe, no campo de bens duráveis de consumo, venda de um produto sem que o mesmo esteja acompanhado de um pacote de serviços.
  • A saúde do comércio está na pontualidade dos pagamentos.
  • À visita de um cliente atípico e inesperado, poderá corresponder um desenvolvimento de mercado antes insuspeitado.
  • Quando você consegue um patente, significa que uma idéia foi desenvolvida, um trabalho sistêmico foi estruturado e direitos de outros foram respeitados e defendidos. Nunca se esqueça disto.
  • A negociação de preços com fornecedores e revendedores nunca deve ser emocional. Você também não deve partir da premissa de que a razão esteja sempre de seu lado. O acordo final deve resultar de uma discussão técnica e detalhada, que possa orientar as argumentações e posicionamentos de todas as partes.
  • Fornecedores e revendedores são uma extensão de seu grupo. Trate-os como se fossem quase que um centro de negócios seu. Se eles prosperarem, você também prosperará.
  • Todo produto tem um preço justo. Se você tiver condições de aplicar o preço justo, sempre terá condições de convencer o cliente.
  • O público e a opinião do consumidor condicionam o planejamento e os níveis de produção de uma organização.
  • Não existem vendas se não houver previsão de vendas.
  • Um produto estrangeiro similar ao seu deve ser estudado e analisado criteriosamente. Ele é sempre um referencial para sua própria produção.
  • A crise de um distribuidor tradicional seu também é sua. Trate de ajudá-lo e apoiá-lo no equacionamento e solução de seus problemas. Ambos são farinha do mesmo saco: você e ele.
  • Nenhuma redução de preços poderá ocorrer sem um estudo criterioso do custo de cada componente do produto.
  • É extremamente importante promover reuniões sistemáticas com revendedores. Em várias circunstâncias os revendedores participarão do planejamento integrado de sua organização.
  • Objetivamente: a toda crise com revendedores deve seguir-se um novo plano de vendas.
  • Sempre que houver justificativa social, não hesite em diminuir seus preços de venda.
  • Um dos pontos mais desconhecidos do marketing é a demanda reprimida para um determinado produto. Esta demanda poderá ser explicitada, desde que o produto apresente excelente qualidade e preços acessíveis.
  • Uma informação estratégica obtida no seio da família organizacional pode estancar e paralisar todo um esforço de planejamento e ação já realizados.
  • Veja se você é um vendedor de produtos ou um vendedor de produtos e serviços. Neste último caso, o esforço de planejamento deve contemplar sempre asa duas linhas de ação.
  • A postura mais correta para a gestão de marketing está na permanente avaliação dos prós e contras, e reflexão constante das atividades de interface organização-consumidor, levando em conta os dois ambientes: o positivo e o negativo. Aspectos negativos, bem estudados na área de marketing, serão insumos corretos para expansão de resultados positivos na mesma área.

Fonte: LOBATO, David. Sentenças organizacionais nas áreas de comercialização e marketing.FGV Online, 2008.