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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Planejamento ou Controle?


Todo planejamento é, na verdade, uma tentativa de se controlar o futuro, de se modificar o curso dos acontecimentos  em nosso favor. Como todo mecanismo de controle, a elaboração de um planejamento estratégico requer concomitantemente a elaboração  de mecanismos de feedback e de controle para ter condições de avaliação e correção de curso a tempo.

1.       Tópicos Fundamentais do Planejamento

  • ·         Linha de produtos a ser oferecida ao mercado.
  • ·         Os segmentos de mercado objetivados com cada produto ou linha de produtos.
  • ·         Os canais de distribuição a serem utilizados.
  • ·         Os canais de comunicação a serem utilizados.
  • ·         As políticas comerciais a serem adotadas.
  • ·         Os recursos humanos.
  • ·         Os investimentos em tecnologia.
  • ·         A capacidade de produção.


2.       Condições para o Sucesso da Estratégia

A principal condição para o sucesso de uma estratégia é o seu  realismo: de nada adianta colocar uma  infinidade de objetivos, se somente se pode alcançar um de cada vez. São ainda considerações importantes para o sucesso da estratégia:

  • ·         Basear-se em princípios e valores que a organização acredite e esteja disposta a seguir.
  • ·         Considerar sempre que objetivos e – principalmente – as metas, admitam uma variação (para cima ou para baixo) e que podem e devem ser sempre revisados.
  • ·         Considerar as  tendências  históricas  dos  dados  e  fatos, mas  ter  em mente  também  as  tendências  (dados qualitativos, normalmente não quantificáveis).
  • ·         Considerar que as pessoas são o fator mais importante para a execução de uma estratégia.
  • ·         Manter o grau de confidencialidade requerido pelas informações tratadas.


3.       Estratégias Antecipativas Versus Adaptativas

Em todo mercado existem dois tipos de organizações: aquelas que trabalham com um pensamento estratégico antecipador e aquelas que buscam adaptar-se à mudança.
As  empresas  antecipadoras  são  aquelas  que  fazem  a  diferença:  introduzem  novos  produtos,  novas  práticas,  novas tecnologias no mercado.

As adaptativas buscam adaptar-se rapidamente às mudanças (muitas vezes fruto da ação das empresas antecipadoras).

Nada garante que um ou outro tipo de empresa será mais bem sucedido. A empresa mais bem sucedida será aquela que tiver mais capacidade de gerir adequadamente os seus recursos, retirando o máximo proveito deles, com flexibilidade.