WEBSITE

Acesse nosso site: www.tudomarketing.com.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

Planos de Inovação - Parque Nacional


A soma das riquezas produzidas pelo setor de turismo, no ano passado, superou os R$ 1,4 bilhões, sob a ótica da oferta. Serviços de alimentação e transporte aéreo estão entre os segmentos de maior peso na soma. O cálculo foi feito com base no índice de 3,6% de participação do setor na economia brasileira, estimativa definida em estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, afirmou, ontem (07/03), que políticas de governo e iniciativa privada trabalharão por um crescimento vigoroso do PIB - Produto Interno Bruto turístico nesta década. 

Desta forma, o Projeto de Fomento do Turismo no PARNASO e seu Entorno‏ anda a passos largos. Pois está estabelendo nesta etapa Planos de Inovação Turística para cada participante. Os produtos (permanentes e sazonais) visam oportunizar as atividades inovadoras das empresas, canalizando as características inovadoras das pessoas, assim como os fatores de gestão, processos e tecnológicos que podem influenciar a inovação, para o aumento de produtividade (interna) e de competitividade (externa). As inovações se constituem na melhor forma de aumentar a lucratividade significativamente.

E ainda farão parte de um  grupo de ofertas turísticas de unidades de conservação de proteção integral, e destinam-se à preservação integral de áreas naturais com características de grande relevância sob os aspectos ecológico, beleza cênica, científico, cultural, educativo e recreativo, vedadas as modificações ambientais e a interferência humana direta.

O Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno envolve a realização de ações inovadoras para integração, qualificação e ativação dos elos da cadeia produtiva do turismo, tendo como eixo indutor o desenvolvimento e a integração dos Parques Nacionais com os elos da cadeia. O público alvo do projeto inclui todos os atores do turismo do entorno dos Parques Nacionais, sendo relevante o envolvimento de empresários, gestores, guias e condutores, bem como do chefe do Parque e da sua equipe de gestão.

A Iniciativa é resultado da parceria firmada entre Ministério do Turismo, SEBRAE Nacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA e os SEBRAE Estaduais.