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terça-feira, 30 de outubro de 2012

Identidade Visual



A Identidade Visual de uma empresa é um de seus principais patrimônios. Ela consiste em um conjunto de elementos gráficos que representam visualmente e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos baseia-se em um símbolo, logotipo e todas as possibilidades de sua aplicação dentro da comunicação visual da instituição. 

Pode-se considerar que um Projeto de Identidade Visual é um método de sistematização das representações gráficas de uma marca.

É por meio dela que uma instituição transmite visualmente seus valores, sua filosofia, torna-se visível e reconhecida pelo público.

Estabelece um conjunto de normas, para que a aplicação e uso dos elementos de Identidade Visual de sua empresa sejam estabelecidos de maneira uniforme e coerente.

Resultado de trabalho de pesquisa e desenvolvimento, a ID Visual tem como finalidade informar e servir de base para a constituição e consolidação da sua marca.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A evolução da Alma... do negócio.


Por que não deu certo?

Olha a plaquinha Aí Gente!


Por que os novos produtos podem fracassar: 

* Deficiências do produto; 
* Problemas tecnológicos; 
* Análise de mercado inadequada; 
* Posicionamento incorreto em relação ao seu público alvo; 
* Previsão de custos subestimada; 
* Esforço de marketing ineficiente; 
* Lançamento em época errada; 
* Estratégia de preço adotada; 
* Falta de um Sistema de Informação em Marketing; 
* Erros na política de distribuição e,
* Reação da concorrência.

Ficou na dúvida... Toma a definição:


Marketing é toda atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do consumidor, tais necessidades e desejos são satisfeitos mediante a compra de produtos e serviços, esta compra pode ser impulsionada por uma necessidade fisiológica (alimentação, abrigo, frio) ou psicológica (status, segurança, diversão, etc.). Conhecendo e estudando estas motivações ao consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. É através do Marketing que as empresas vão conseguir conquistar e fidelizar seus clientes.

Para que serve este Marketing?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estado Mental


 O anseio pela felicidade é tão velho quanto a humanidade, mas foi só agora que essa busca chegou, de maneira avassaladora, ao ambiente corporativo e às escolas de negócios. Cada vez mais empresas declaram entender a importância da satisfação das pessoas com o seu local de trabalho, um valor que não pode ser expresso em cifras, e investem nela.

A psicologia positiva entrou de vez no mundo corporativo e acadêmico.  A renomada Harvard, incluiu uma disciplina na formação dos estudantes  Ministrada pelo israelense Tal Ben-Shahar, a disciplina tornou-se uma das mais requisitadas da universidade, com mais de 1400 alunos matriculados por semestre.

Os estudos de ampliação e construção das emoções positivas (broaden-and-build theory) desenvolvidos por Barbara Fredrickson (2001), apontam que as emoções positivas, mesmo que transitórias, quando ultrapassam os negativos na proporção 3 por 1, o indivíduo amplia o pensamento criativo na solução de problemas, nas respostas inovadoras, na auto-proteção frente a situações negativas e na redução do tempo para tomadas de decisões.

O professor Ben-Shahar explica que a diferença entre a psicologia positiva e a ciência tradicional é que "a primeira se concentra no que funciona para resolver as coisas que não funcionam", acrescenta ainda que várias empresas como Google, Verizon, Unilever, usam métodos de mudança relacionados com a psicologia positiva. E garante, "No mundo dos negócios, a felicidade e o bem-estar equivalem a lucro".

Fonte: <http://www.abmn.com.br/abmnnews/exibenews.asp?Id=1468>

Likes!

 E aí, curtiu?


Seguindo a premissa de que os consumidores não acreditam mais nas mensagens publicitárias tradicionais, o marketing agora se volta para as mídias sociais. 50% dos consumidores seguem suas marcas favoritas nas redes sociais e 90% das pessoas confiam nas recomendações de seus colegas. Porém, 40% das grandes empresas admitem não saber como gerar e gerenciar uma comunidade em redes sociais. As redes e os blogs colhem clientes e as marcas, pela primeira vez na história, podem chamar seus seguidores pelo nome.

O número impressiona, 4 em cada 5 internauta estão registrados nas mídias sociais. Cerca de 20% de todas as páginas vistas na web estão no Facebook. Um dia na rede social gera 1 bilhão de comentários, 250 milhões de fotos carregadas e 4 milhões de itens compartilhados. O anúncio do lançamento do Ford Explorer no Facebook conseguiu mais feedback do público que qualquer outra publicidade transmitida durante o Superbowl em 2011.


Já o Twitter tem 465 milhões de usuários e informa que dois em cada três pessoas decidem suas comprar por causa de comentários na rede. A Dell, por exemplo, já vendeu mais de US$ 6 milhões em computadores por meio de sua conta no Twitter.




Fonte: <http://www.abmn.com.br/abmnnews/exibenews.asp?Id=1466>

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Somos Tudo Marketing Estratégico!

Estratégia é uma palavra amplamente utilizada no mundo dos negócios, mas, na prática, muitas pessoas ainda tem dificuldade na definição e, principalmente, quanto ao significado do termo, portanto, este artigo está divido em três partes distintas.



O que é estratégia?
Estratégia, do grego antigo strategos, junção das palavras stratos (exército) e agos (comando), tem origem militar, e, em resumo, era entendida como a arte do general.

De acordo com Michael Porter, PhD., considerado a maior autoridade mundial no assunto:

- Estratégia é mais do que um conjunto de ações;

- Estratégia é uma corrida para se chegar a uma posição ideal;

- Estratégia trata das condições únicas a que uma empresa quer chegar;

- Estratégia trata de coisas concretas;

- Estratégia é deixar alguns clientes infelizes;

- Estratégia é testada diariamente;

- Estratégia é diferente de visão, missão, metas e ações;

- Estratégia é escolher o que não fazer (trade off).

Eu não sou o Michael Porter, mas quero compartilhar um conceito mais prático, o qual eu sempre divido com os meus alunos de MBA: estratégia é um caminho a ser seguido. Se o caminho escolhido é o melhor, somente o tempo vai dizer. De fato, não existe estratégia certa ou errada. Existe, sim, estratégia que deu certo ou estratégia que deu errado.

Como dizia Peter Drucker, no começo de um projeto podemos fazer tudo, mas, ainda não sabemos nada. No final de um projeto, sabemos tudo, mas não podemos fazer nada. Penso que podemos refazer o caminho, porém, haverá sempre o custo do aprendizado, razão pela qual a maioria dos executivos é contratada para abreviar o caminho, o que não parece tão simples assim.

Para que serve a estratégia?
Abrir uma empresa é a coisa mais fácil do mundo. Manter uma empresa e conseguir bons resultados é um desafio para a maioria. No mundo dos negócios, não existe mais idade para a competição.

Empreendedores de todas as idades competem num mercado que privilegia, basicamente, a persistência, o planejamento e as vantagens competitivas duradouras.

Se você não sabe mais quem é o competidor, mas entende que os princípios da gestão não mudam assim tão facilmente, estabelecer uma estratégia torna-se um imperativo, ou seja, não há mais como fugir do conceito. Sua empresa precisa discutir com frequência as razões que poderão perpetuar ou destruir o negócio mais adiante.

Atualmente, é bem mais fácil entender as razões pelas quais algumas empresas de sucesso "quebram" assim, sem mais nem menos, de um dia para o outro. Deixar que isso aconteça, por razões simples de se resolver, é uma falha imperdoável.

Estratégia, aliada ao bom planejamento, serve para posicionar corretamente uma empresa no mercado e definir as principais diretrizes do negócio. Segundo Peter Drucker e Michael Porter, uma boa estratégia deve responder a quatro questões fundamentais:

- Em que negócio você está? (Segmento)

- O que você realmente vende? (Produto ou Serviço)

- Qual é o seu público-alvo (Foco)

- Qual é o seu diferencial competitivo? (Vantagem Competitiva)

Considerando que estratégia é um caminho a ser seguido, quanto mais corretas e claras forem as respostas para essas questões, melhor o entendimento do seu mercado, maior o esforço para tornar o seu produto um sucesso e, portanto, maior a percepção por parte do seu público-alvo.

Assim sendo, uma boa estratégia de mercado resume-se em: (1) reforçar os seus pontos fortes, a ponto torna-los uma vantagem competitiva, (2) reduzir os seus pontos fracos, a fim de reduzir a vulnerabilidade do seu negócio, (3) aproveitar as boas oportunidades para se tornar ainda mais rentável e, finalmente, (4) precaver-se contra as ameaças que surgem todos os dias.

Para isso, sua empresa precisa criar um ambiente favorável ao pensamento estratégico. Já falamos sobre isso em outro artigo, lembra? Quanto mais estratégico, menos operacional, e vice versa. Isso vale para a vida pessoal e profissional.

Você não tem como fugir da pressão diária por resultados, entretanto, é necessário parar de vez em quando para dedicar atenção e repensar algumas questões fundamentais do seu negócio. Se você não o fizer, a concorrência fará no seu lugar.

Por que sua empresa precisa de uma boa estratégia?
Aqui estão as principais razões para criar uma boa estratégia e, no mínimo, para pensar a respeito. Criar uma estratégia, boa ou ruim, é melhor do que não ter alguma, portanto, ao pensar sobre isso e definir as diretrizes que nortearão o futuro, você estará em vantagem em relação a milhares de empresários que não dão pouca importância para isso e, depois, não sabem por que o negócio não deu certo.

Sua empresa precisa de uma boa estratégia para:

Criar um modelo de negócio diferenciado: não basta ser mais um na multidão; os clientes estão cada vez mais exigentes, querendo mais por menos; se você criar um modelo de negócio competitivo, não precisa ir ao cliente perguntar o que ele quer; obviamente, ele vai querer o seu produto ou serviço.

Garantir o retorno sobre o investimento: o simples orgulho de ter criado um negócio não é suficiente para mantê-lo de pé; empresas são criadas para enriquecer os donos, gerar empregos e beneficiar a sociedade por meio de impostos.

Adotar um posicionamento estratégico correto: quem quer ser tudo para todos acaba não sendo nada, segundo Al Ries e Jack Trout; quanto mais claro este posicionamento, mais rápido se dará a percepção do cliente; imagine-se tentando vender equipamentos eletrônicos, frutas, remédios e roupas íntimas, tudo no mesmo lugar; nesse caso, quem é o seu cliente? O que você realmente vende? Quem é o seu público-alvo?

Atrair bons investidores e/ou agentes de financiamento: queira ou não, todo negócio precisa de investimentos; olhe para o negócio como se fosse um potencial investidor e pergunte a si mesmo: eu investiria nesse negócio?

Tomar decisões melhores: quando você conhece seus pontos fortes e reconhece suas fraquezas, tem mais embasamento para tomar decisões coerentes com a realidade do seu negócio. Seja qual for o caminho escolhido, com uma estratégia bem estudada, o risco de insucesso diminui e peso da responsabilidade também.

Garantir a sustentabilidade do negócio: prosperar significa criar riqueza suficiente para garantir a sustentabilidade do negócio e atender a diversos interesses, além dos seus. Ninguém cria uma empresa para fechar daqui a cinco anos, ainda mais quando dá lucro. Criar uma empresa, gerar empregos, recolher impostos e melhorar a sociedade em que vivemos são mais fáceis quando você cria um negócio rentável.

Em caso de dúvida, lembre-se da máxima chinesa: quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Não leia esse artigo e faça de conta que já sabe de tudo isso. O segredo não está na leitura ou no entendimento da estratégia. O segredo está na execução, a disciplina que separa os que fazem daqueles que vão continuar pensando que isso é uma bobagem.

Pense nisso, empreenda e seja feliz!

Fonte:<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/por-que-sua-empresa-precisa-de-uma-estrategia/66294/>

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pare de sonhar


O que você sempre sonhou para sua empresa... já é fato:

  • Consultoria em Gestão, Marketing e Publicidade.
  • Gestão de Processos Empresariais
  • Pesquisas de Mercado
  • Pesquisas de Opinião
  • Identificação de Oportunidades Negociais
  • Análises Metodológicas de Mercado
  • Diagnóstico Empresarial
  • Plano de Negócios
  • Planejamento Estratégico
  • Plano de Marketing
  • Marketing Estratégico
  • Marketing Territorial
  • Marketing de Varejo


  • Criação de Marca, Logo e Símbolos Gráficos
  • Peças promocionais e publicitárias
  • Campanhas publicitárias institucionais e promocionais;
  • Desenvolvimento e estratégia de posicionamento;
  • Criação publicitária para televisão, spots para rádio,
  • Mídia impressa e marketing direto
  • Direção de Comerciais para televisão e rádio;
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas


  • Capacitações e Treinamentos em:
  • Empreendedorismo
  • Intraempreendedorismo
  • Liderança de equipes
  • Vendas
  • Negociação
  • Comunicação Negocial
  • Atendimento ao Cliente
  • Sucessão Empresarial
  • Negócios Digitais
  • Campanhas de Incentivo e Endomarketing


  • Produção de Eventos
  • Promoção de Negócios 
  • Desenvolvimento de Projetos


  • Desenvolvimento TI para websites;
  • Webmarketing;
  • E-commerce
  • E-mail Marketing
  • Gestão de Redes Sociais


O que você precisava DENTRO da sua empresa, agora está a um passo da realidade.

Os pacotes de Consultoria, Assessoria e Instrutoria da Tudo Marketing Estratégico lhe oferecem TODO suporte de uma equipe pelo valor de um ÚNICO profissional. 

Ligue e agende uma visita. 3097-1091



Formação de Equipes