WEBSITE

Acesse nosso site: www.tudomarketing.com.br

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Empreendedorismo

Para empreender é necessário entender o fracasso.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Discurso Empreendedor



Estive presente na última sexta-feira (10), na formatura de Bacharéis em Administração de Empresas pela UNIFESO. Nesta oportunidade fiquei lisonjeado pela deferência especial do formando-orador Welyson Fabiano Ribeiro e emocionado por sua história de vida. Ainda na mesma noite me emocionei repetidamente ao ouvir as palavras da Professora Rachel de Monroe Gonçalves que em seu discurso como Paraninfa, me fez renovar meus votos e crenças em um mundo mais empreendedor e mais justo.

Segue texto na íntegra:


Professora Ana Maria Gomes de Almeida - Diretora do  Centro de Ciências Humanas e Sociais.

Membros da mesa

Caros Professores que dividem comigo o entusiasmo desta cerimônia. 

Caríssimos pais, maridos, esposas, filhos e convidados, prezados formandos. 

BOA NOITE,


Há coisas na vida que não se repetem. São sempre como se fosse a primeira vez. Ser paraninfa de uma turma como a de  vocês é uma delas. A alegria profunda que senti quando me trouxeram a notícia da escolha do meu nome e a emoção genuína que eu sintoagora, documentam que esse é um momento único. 

Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfa, estou tentada a acreditar que tenho licença de vocês, para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja,aqui vão alguns, que julgo valiosos. 


Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Fascine-se pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. 

Acredite no bem, mesmo que não possa vê-lo. O Bem é feito da boa-fé, essa conquista do espírito, que consiste em nãoquerer passar os outros para trás. Afinal de contas, parafraseando Fernando Sabino, no final, tudo acaba bem. Se ainda não está bem, é  porque não chegou ao fim.


Ame. O que vale da vida é o nosso afeto. Acredite no amor dos pais pelos filhos, dos filhos pelos pais. (Quanto tempo  a gente leva nessa vida para descobrir que quem sabia das coisas eram  nossos pais!). 

Acredite no amor próprio, que dá paz e segurança nos caminhos da vida. No balanço final da vida, a gente é julgado pelo que faz de graça, por amor ou compaixão. A propósito, acredite no amor apaixonado, de uma pessoa por outra. Acredite que qualquer maneira de amar vale a pena e que todo amor deve ousar dizer seu nome. 


Pratique a tolerância e acredite na capacidade de compreender e respeitar o outro, aquele que é diferente da gente.O mundo contemporâneo é feito de pluralismo e diversidade.  Há muitos projetos de vida legítimos. Há múltiplas raças, religiões, ideologias. É preciso escolher os próprios valores e conviver em  harmonia com as escolhas alheias. 



Pratique a gentileza. Ser gentil é como fazer a vida acontecer ao som de uma boa música. Precisar não precisa, mas faz toda a diferença. A gentileza é um toque de classe em um mundo pragmático, apressado, indiferente. 



Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas não jogue fora,se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tenha consciência de que, cada homem foi feito para fazer história. Que todo  homem é um milagre e traz em si, uma revolução. 



Peço permissão aos presentes para utilizar as palavras de Nizan Guanaes: Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do  mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivema dizer: eu não disse?, eu sabia! Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. 



E, durante o almoço de domingo, tem que aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele  faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa e bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falaram.



Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. 



Eu digo: trabalhe, trabalhe, trabalhe. . Trabalho não mata, ocupa o tempo e evita o ócio. Muitos de seus colegas dirão  que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, pois só o trabalho leva a conhecer pessoas e mundos. que os acomodados não conhecerão.E isso se chama sucesso". 



Por fim, tenha bom humor. Não se leve a sério demais. Trafegue pela vida com leveza, O humor pode ter malícia, mas não maldade. Bom, é hora de terminar. Senhores pais, de sangue e de afeto: somos nós que estamos no palco, mas esta noite é de vocês. Aqui se celebra o sucesso da educação que deram aos seus filhos. Eles estão criados, bem criados. Daqui, eles partirão para conquistar o mundo. Respirem fundo. 



Meus queridos afilhados: não se esqueçam de ser felizes. Lembrem-se que a felicidade tem mais a ver com atitudes do  que com circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. 



Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. O maior naufrágio é não partir. Eu me despeço de vocês. Vão em paz. Sejam bons, justos, afetuosos e tolerantes. Com gentileza e bom humor o mundo se atirará a seus pés. Não esqueçam que eu amo vocês e que vocês são da galáxia.


Parabéns Rachel! Sei que somos poucos, mas somos fortes! Parabéns!

Flavio Gueiros


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Boas Vendas

A Imagem de uma localidade segundo Kotler




Pergunta feita a Kotler em entrevista ao HSM 

A imagem do país tem influência na venda de seus produtos mundialmente?

Kotler- Todos os países têm uma determinada imagem que influencia seu desempenho no comércio exterior. Quando um país verifica que sua imagem atual é um ônus, precisa tomar as medidas necessárias para corrigir a situação, particularmente se a imagem não for verdadeira, ou se tiver deixado de corresponder à realidade do país. Mudar uma imagem é um exercício demorado e caro. A tarefa exige imaginação criativa a respeito dos pontos fortes do país e uma "criação de marca" nacional sustentada durante um longo período de tempo.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012